Crónicas de um Acervo
Villa da Feira. Terra de Santa Maria. Ano XX, n.º 60, fevereiro de 2022, pp. 169-195.
(consulte aqui a crónica)
Villa da Feira. Terra de Santa Maria. Ano XIX, n.º 58, junho de 2021, pp. 119-148.
(consulte aqui a crónica)
Boletim Cultural de Famalicão. V Série, n.os 12 e 13 (2018-2020), março de 2021, pp. 248-278.
Villa da Feira. Terra de Santa Maria. Ano XIX, n.º 57, fevereiro de 2021, pp. 181-221.
Villa da Feira. Terra de Santa Maria. Ano XIX, n.º 56, outubro de 2020, pp. 129-173.
Villa da Feira. Terra de Santa Maria. Ano XIX, n.º 55, junho de 2020, pp. 91-168.
AMORIM, José - "A "Expectação" Mariana na Coleção de Imaginária Medieval do Museu de Santa Maria de Lamas. “Virgem do “O” (“Ó”) / “Nossa Senhora do "O" (“Ó”), ibérica, de finais do séc. XIII ou das primeiras três décadas do séc. XIV, (en)talhada em Madeira e exposta, desde a década de (19)50 – possivelmente desde 1952 - no Museu de St.ª M.ª de Lamas (um caso raro na História da Arte e Museologia peninsular) ".
Villa da Feira. Terra de Santa Maria. Ano XVIII, n.º 52, junho de 2019, pp. 231 -260.
(consulte aqui a crónica)
AMORIM, José C. - Imagines Pietatis (traduzido do Latim, “Imagens piedosas”) - “Cristo atado à Coluna” (Mistério doloroso: “Senhor da Coluna”).
Coleção de Pintura religiosa e Maneirista do Museu de Santa Maria de Lamas. Santa Maria de Lamas: Museu de Santa Maria de Lamas, 2019.
N.º 51, fevereiro 2019
N.º 49, junho 2018
N.º 50, outubro 2018
N.º 48, fevereiro 2018
N.º 47, outubro 2017
AMORIM, J.C. & FERREIRA, S.G.
Comunicação apresentada no Congresso Dinâmicas do Património Artístico – Circulação, Transformações e Diálogos realizado entre 1 e 3 de outubro de 2018 na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
(consulte aqui a crónica)
AMORIM, José - “Ceia de Emaús” do Museu de Santa Maria de Lamas. Análise iconográfica da tela de possível enquadramento maneirista. Anuário do Património 2016|2018: boas práticas de conservação e reabilitação. n.º 3 - 2016 | 2018, pp.84-89.
(consulte aqui a crónica)
Cronologia: Séc. IX - XXI. José Carlos de Castro Amorim.
(consulte aqui a crónica)
José Carlos de Castro Amorim & Ana Isabel Mota
(consulte aqui a crónica)
Incorporada no acervo artístico de Henrique Alves Amorim (1902-1977) - Espólio de pintura contemporânea do Museu de Santa Maria de Lamas
(consulte aqui a crónica)
Forma e a "Palavra"- roteiro de iconografia cristológica do MSML
(consulte aqui a crónica)
Escultura de Imaginária, Inventariação analítica
(consulte aqui a crónica)
Leitura iconográfica e análise plástica da obra - José Carlos de Castro Amorim
(consulte aqui a crónica)
José Carlos Amorim
(consulte aqui a crónica)
O Homem e a Obra": Henrique Alves Amorim (1902-1977), fundador do Museu de Santa Maria de Lamas - "O Industrial, o Benemérito e o Colecionador".
(consulte aqui a crónica)
O Museu de Santa Maria de Lamas, popularmente conhecido
pelo desígnio "Museu da Cortiça"
José Carlos Amorim & Susana Ferreira
(consulte o roteiro em Português)
(read the english version)
A "EXPECTAÇÃO" MARIANA NA COLEÇAO DE IMAGINÁRIA MEDIEVAL DO MUSEU DE SANTA MARIA DE LAMAS
Nossa Senhora do "O"/"Ó" (séculos XIII / XIV) – Um caso raro na História da Arte e Museologia nacional
José Carlos Amorim
O MUSEU DE SANTA MARIA DE LAMAS, POPULARMENTE CONHECIDO PELO DESÍGNIO "MUSEU DA CORTIÇA"
(Artigo publicado no n.º 11, de julho de 2016, da Revista Férula, propriedade do Instituto Prometheus - PAEHI)
(AMORIM, José & FERREIRA, Susana, 2016. "Museu da Cortiça". História do Museu de Santa Maria de Lamas" Férula - Revista da Associação para os Estudos Históricos e Interdisciplinares (Julho - Novembro), (Lisboa), 11, julho, pp. 31 a 47.)
(consulte a crónica)
MEDALHÍSTICA CONTEMPORÂNEA COMO FORMA DE TRIBUTO A DIFERENTES VULTOS DA CULTURA ARTÍSTICA PORTUGUESA
O que guardam as Reservas do Museu de Santa Maria de Lamas?!
(AMORIM, José C., 2017)
(consulte a crónica)