Verão no Museu! Vem divertir-te aprendendo connosco!

Verão no Museu! Vem divertir-te aprendendo connosco!

Visita, jogos, oficinas de expressão plástica

13 de Junho a 09 de setembro

10h-12h/14:30h-16:30h

Ingresso: 3€

Destinatários: grupos do ensino pré-escolar ao 3.º ciclo e famílias (possibilidade de adaptação a outros grupos)

Aproveita as férias de Verão e vem divertir-te aprendendo connosco! Visitas, jogos pedagógicos, oficinas de expressão plástica e muitas outras surpresas esperam por ti no Museu!

Podes também aproveitar o exterior do Museu - Parque de Santa Maria de Lamas - para fazer um piquenique e brincar com os teus amigos!

Não percas mais tempo, marca já a tua presença!

Atividades disponíveis

O mistério do desaparecimento das roupas do sobreiro – apresentação da história + oficina de expressão plástica - Certo dia de Verão, num montado alentejano, um grupo de homens de machado na mão, tiram a “roupa” de um sobreiro ainda novato e marcam nas suas costas um número com tinta branca. Cansado de esperar pelos homens que tardavam a voltar, pôs-se a caminho para os homens procurar. No seu percurso, encontra animais e outros sobreiros que lhe explicam para onde foi a sua “roupa”, a cortiça. Depois de pensar com as suas bolotas, chega à conclusão que há um Museu onde existe uma sala cheia de objetos feitos com cortiça que decide ir visitar…

Para onde foram as roupas do sobreiro?! - visita dramatizada e oficina de expressão plástica - Através de uma visita dramatizada ao longo da exposição permanente do Museu, vamos juntos descobrir para onde foram as roupas do sobreiro?!

As Estações do Ano no Museu – visita dramatizada + oficina de expressão plástica - Todos nós sabemos que durante o ano ocorrem quatro estações: Primavera, Verão, Outono e Inverno. Em cada uma, o meio ambiente adquire cores, aromas e sensações diferentes. Desafiamos-te a participar numa pequena dramatização na qual vais fazer de conta que és o Sr. Sol, na sua aparente viagem anual em torno da terra. Ou então uma das quatro estações onde esta estrela se diverte durante 3 meses.Terminada a viagem, na oficina de expressão plástica vais criar um objeto em cortiça e outros materiais, alusivo à estação do ano em curso no momento da tua visita ao Museu.

Descobrir as regiões a partir das coleções –- visita/jogo temático/oficina de expressão plástica - Vamos descobrir as regiões a partir das coleções do Museu. Ao longo da exposição permanente, vamos associar obras que integram o espólio do Museu com diferentes características e modos de vida das populações de determinadas regiões portuguesas. No final, na oficina de expressão plástica, vamos criar um postal ilustrativo da visita, convidando o destinatário a conhecer o Museu.

Os Músicos de Bremen/ Pedro e o Lobo - teatro de sombras e oficina de expressão plástica - Vamos assistir às aventuras musicais “Os músicos de Bremen”, dos Irmãos Grimm; ou “Pedro e o Lobo”, de Prokofiev, sob a forma de Teatro de Sombras. No final da história, os participantes são convidados a “entrar em palco” através do manuseamento das sombras. Para terminar, na oficina de expressão plástica, vão recriar um dos personagens da história apresentada.

Para a nossa amizade nunca esquecer, no Museu um lenço dos namorados vamos fazer! - visita e oficina de expressão plástica - O Museu convida miúdos e graúdos a descobrir a origem e a simbologia dos lenços dos namorados. Para terminar, vamos criar um lenço dos namorados com diferentes materiais e técnicas, como a cortiça e a colagem.

A brincar e a jogar, os Direitos da Criança vou explorar! - hora do Conto, jogo e oficina de expressão plástica - Partindo da história incluída no Plano Nacional de Leitura “Os direitos das crianças” de Luísa Ducla Soares, convidamos adultos e crianças a conhecer os seus principais direitos, de forma simples, lúdica e pedagógica! Através da dinamização de um jogo tradicional infantil, vamos interpretar e explorar os direitos e deveres das crianças. No final, colocando em "prática" o "Direito a uma identidade", cada participante vai criar o seu cartão de cidadão em cortiça.

Para mais informações e marcações, contacte o Museu (22 744 74 68, 91 664 76 85 e Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.) ou visite www.museudelamas.pt, http://museudelamas.blogspot.pt e https://www.facebook.com/museudelamas.

Contactos

Largo da Igreja, 90, 
Parque de Santa Maria de Lamas
4535-412 Santa Maria de Lamas
Telefone: 22 744 74 68
Telemóvel: 91 664 76 85
E-mail: geral@museudelamas.pt

   

Facebook