Arte Medieval no Museu - Exposição

Diariamente - 09:30h às 12:30h/14h às 17:30h

Público-alvo: geral

Ingresso - adulto: 3 €, Seniores, estudantes, portadores de cartão-jovem: 2 €, gratuito para crianças com menos de 5 anos.

Marcação prévia para visitas orientadas.

A Arte Medieval reflete uma manifestação de relevância significativa para a perceção total de toda a abrangência política, social e religiosa deste período. Pois relaciona-se e difunde-se em todos os setores desta sociedade.

Após a devida contextualização histórica, partindo de três exemplares de expressões artísticas medievais existentes no espólio do MSML e respetivas réplicas em aglomerado de cortiça - que exprimem três tipologias de arte sacra, distintas e muito difundidas a nível nacional e internacional – convidamos os nossos visitantes a viajar no tempo rumo à Viagem Medieval.

Um núcleo que integra obras únicas, alusivas à iconografia de uma escultura de “Nossa Senhora do “O” de finais do século XIII, do relevo e pintura de um Tríptico do “Calvário e da Anunciação” de séculos XIII / XIV e de uma escultura de “Santo Antão” de finais do século XIV, que pela sua matéria, forma e tratamento “resumem” os princípios oficinais, as correntes, as técnicas, os hábitos, o gosto mecenático e as potencialidades da escultura medieval portuguesa, entre o Românico tardio e a plenitude do Gótico. Entre o “talhe” da madeira e a modelação do calcário mole coimbrão - conhecido pelo desígnio “Pedra de Ançã”.

Largo da Igreja, 90,
Parque de Santa Maria de Lamas