Entre 27.07 e 07.08 visite a Viagem Medieval e a área temática “Pequenos Artistas” dinamizada pelo Museu de Santa Maria de Lamas

Pelo 5.º ano consecutivo, o Museu de Santa Maria de Lamas marca presença na Viagem Medieval em Terra de Santa Maria, promovendo e dinamizando a área temática “Pequenos Artistas”.

Embarque connosco numa viagem ao imaginário medieval em pleno reinado de D. Dinis, “o Lavrador”!

Proporcionando ao participante uma sensibilização para a arte deste período, suas utilizações e diversidade temática, o Serviço Educativo do Museu vai promover oficinas de expressão plástica, especialmente dirigidas a crianças e famílias, nas quais os participantes vão transformar-se em verdadeiros artistas e criar acessórios medievais - espadas, escudos, coroas, grinaldas ou jóias em cortiça. Encarna o teu personagem preferido e leva contigo uma recordação desta viagem inesquecível…Além das oficinas, nesta edição lançamos a hora do conto “Viagem à corte de El-Rei D. Dinis” na qual os participantes são convidados a integrar o elenco desta viagem, na qual o cenário e a caraterização dos personagens será realizada com recurso a objetos e acessórios em aglomerado de cortiça.

Convidamos também o público a conhecer a arte e a cultura do reinado recriado, através da exposição táctil: “Arte Medieval”. Um núcleo expositivo que integra réplicas, em aglomerado de cortiça e de escala elevada, de três esculturas de cronologia medieval expostas e integradas no espólio de arte sacra do Museu de Santa Maria de Lamas. Visualmente ou através do toque, todos são convidados a contemplar os volumes e as linhas destes exemplos que marcaram a arte e o culto medieval na Península Ibérica e na Europa. Deste modo, através de escultura de vulto ou de alto / baixo-relevo, cada um dos participantes conhecerá as invocações medievais de “Nossa Senhora do “O”, do “Santo Antão”, do “Calvário” e da “Anunciação do Senhor”.

Esta exposição culminará com a apresentação de uma réplica do Castelo de Santa Maria da Feira - também modelada em aglomerado de cortiça - onde funcionará a loja na qual o visitante poderá apreciar e adquirir uma linha de objetos em cortiça, especificamente associados à temática da Viagem Medieval e totalmente idealizados e manufaturados no Museu.

Com esta área temática e iniciativas, o Museu visa promover o seu espaço museológico e as suas coleções; de modo a sensibilizar o público para a arte e dar a conhecer o “novo” Museu de Lamas à comunidade. Sem esquecer claro, uma das matérias mais emblemáticas e significativas do Museu e da região, a cortiça…

Entre 27 de julho e 07 de Agosto visite a Viagem Medieval e a área temática “Pequenos Artistas” dinamizada pelo Museu de Santa Maria de Lamas!

Funcionamento: 15h às 20:30h

Local: subida para o Castelo, junto ao “Sentir do Guerreiro”

Contamos consigo! Viaje connosco pela beleza e pela arte da época medieval!

Largo da Igreja, 90,
Parque de Santa Maria de Lamas