No âmbito do reconhecimento e reorganização do espólio do Museu de Santa Maria de Lamas (MSML) em curso desde 2004, foram identificados e removidos diversos elementos acrescentados, sem critério ou qualidade à coleção original, dos quais se destacavam os “meninos” em gesso.
Procurando dar uma nova vida a estas peças, bem como ir ao encontro dos objetivos do programa "SOS azulejo" - sensibilizar para a necessidade de valorização, proteção e fruição do património azulejar português – surge a ideia de decorar alguns desses “meninos” em gesso com padrões azulejares contemporâneos, produzidos na antiga Fábrica de Cerâmica do Carvalhinho de Vila Nova de Gaia, e integrados nas salas primitivas do Colégio, atualmente utilizadas pelo Museu.
O trabalho foi desenvolvido pelos estagiários do MSML, alunos do curso profissional de técnico de turismo do Colégio de Lamas e os resultados finais são agora apresentados. Numa primeira fase, em exposição na "Semana Aberta do Colégio de Lamas" (02 a 05 de maio) e, numa segunda fase, no próprio Museu.
Parabéns aos alunos pelo empenho, criatividade e pelos resultados alcançados!