São Sebastião: O Voto – A Identidade – A Arte

São Sebastião: O Voto – A Identidade – A Arte | Visita orientada ao núcleo temático

Diariamente - 09:30h-12:30h/14h-17h      

Entrada: adulto: 3 €, Seniores, estudantes, portadores de cartão-jovem: 2 €, gratuito para crianças com menos de 5 anos.

Público-alvo: geral.

Marcação prévia para visitas orientadas: 91 664 76 85; 22 744 74 68 ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Território de crenças, votos e devoções fervorosas, a Terra de Santa Maria subsistiu no tempo e no espaço, demarcando-se no plano nacional pela sua Identidade. Amplamente fustigada no decurso da sua História, foi na união de um “voto coletivo” que os santamarianos eliminaram as adversidades e moldaram parte dos princípios da sua prosperidade e subsistência. Assim, foi a partir do emblemático Castelo de Santa Maria da Feira que se moldou e expandiu todo um culto peculiar, o das “Fogaceiras”. Um tributo ao “Primeiro Martírio de São Sebastião”, celebrado oficial e anualmente na envolvência feirense a cada dia 20 de janeiro desde 1505, repelente de “fomes, pestes e guerras”. Este Voto, contribuiu decisivamente para a definição da identidade patrimonial, artística, devocional e gastronómica de Santa Maria da Feira. O núcleo temático, “São Sebastião: O Voto – A Identidade – A Arte”, integrado na exposição permanente do Museu explora a História, a Iconografia e a Personalidade do Voto, o “Pão doce” do tributo (a “Fogaça”), a Identidade populacional e patrimonial da Terra de Santa Maria.

Contactos

Largo da Igreja, 90, 
Parque de Santa Maria de Lamas
4535-412 Santa Maria de Lamas
Telefone: 22 744 74 68
Telemóvel: 91 664 76 85
E-mail: geral@museudelamas.pt

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter:

Facebook