No dia 31 de outubro, use a imaginação, traje a rigor e celebre a noite de Halloween no Museu de Lamas! Uma noite singular, de magia e encanto própria para “miúdos e graúdos”, para vivenciar com a família e amigos!
O Museu assume novas roupagens visuais, sonoras e interativas. Enche-se de cores, texturas e fantasia, de uma criatividade sem par, de novo sob a curadoria da Companhia Persona!
Bruxinhas, Magos, Morcegos, Mochos e Corujas sabedoras; Fantasmas, Múmias, Zombies; Abóboras vaidosas, Gatos de negro encantado e outras figuras ligadas ao imaginário do Halloween “invadem” o Museu, espalhando-se pelos seus mais diversos espaços e pormenores. Esperando por si, e também pela sua bela e aterradora fantasia, numa noite repleta de diversão e encantamento.
O “Caldeirão dos Feitiços” já fervilha e dele, muitas doçuras e travessuras vão saltar! Partida ou doce!? A tradição do calcorrear das casas e ruas nesta noite encantada e tenebrosa em busca de um doce ou da prática de uma travessura divertidamente apavorante estende-se ao espaço do Museu. Tente a sua sorte, desafie o “Caldeirão dos Feitiços”.
Escolha a mais horripilante e assustadora pintura facial e encarne o seu personagem para nesta viagem mágica entrar. Com a ajuda sobrenatural e mágica de Bruxas de serviço, participe nas diferentes oficinas de expressão plástica que propomos e leve para casa memórias desta noite de "susto":
“Aterradoras e formosas, as Abóboras vaidosas!”- Nesta noite de encantamento e mistério, para o Halloween festejar, uma abóbora magicamente sorridente, formosa e vaidosa não pode faltar! Para a construíres vais cortar, colar e pintar para o Museu e a tua casa embelezar!
“Bruxinhas de encantar”– Numa oficina de expressão plástica encantada, uma bruxinha decorada poderás criar.
“Sorte ou azar, um Gato preto vamos criar…”– Para muitos imagem de sorte, para outros de ostensivo azar, mas porque não um Gato preto criar? O seu mistério é conhecido, e sobre o negro do seu “pêlo” vamos colocar o seu olhar místico e enigmático para no Museu deambular…
“Mochos assombrosos e Corujas sabedoras”- …Uuu! uhu! uuu! uhu! Por vezes conotadas como simbolismos de morte ou de aspetos maléficos, mas também à própria sabedoria, corujas e mochos assombrosos e engalanados, no Museu vão pairar…Mas, para tal suceder, corpo, asas, bico e olhos terá que juntar, e o Mocho e a Coruja, habilmente conseguirá criar, montar e adornar.
“Caleidoscópio do Mago” – Por entre Bruxinhas, Criaturas e Seres fantásticos, a criatividade desta noite de encanto terrorífico pede-lhe que se junte também ao formulário da “Alquimia mágica” e ferramentas místicas do Mago. Onde, no reflexo intrigante de um Caleidoscópio reluzente, a sua arte brilhará e o futuro aparecerá!
“Jogos, danças, sons, luzes, ritmos e músicas de estremecer”, para a noite terminar! Depois de no piso superior, nas pinturas e oficinas participar, juntamente com as criaturas mágicas coladas, pintadas e modeladas,para o piso inferior do Museu tem de voar. Aqui, tem de aceitar o convite e seguir o exemplo das Múmias, dos Zombies e das criaturas fantásticas e museológicas para, numa primeira parte, nos jogos divertidos participar. E porque a magia, as surpresas e o mistério desta noite não podem cessar, uma performance singular iremos apresentar. Baseada no ambiente desta data, os gestos e a dança iremos apreciar.
Depois disso e sem parar, o esqueleto vamos abanar, numa “Discoteca sem par”! Aqui, com uma assombrosa e ampla pista de dança, a Sala da Cortiça, ao som do DJ “Evaristo tens cá disco” vamos todos dançar e a noite de Halloween no Museu terminar!