Páscoa no Museu - Vem divertir-te aprendendo connosco!
30 de março a 09 de abril - 10h-12h/14:30h-16:30h
Entrada: 3€
Destinatários: Do ensino pré-escolar ao 3.º ciclo (possibilidade de adaptação a outros grupos).
Marcação prévia: 22 744 74 68 ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Durante as férias da Páscoa, o Museu disponibiliza para os mais novos atividades lúdicas e pedagógicas inspiradas nas suas coleções. A descoberta de espaços, objetos e histórias são o ponto de partida para um conjunto de iniciativas que apelam à criatividade e espírito de equipa. Visitas, Peddy-paper, Hora do Conto e Oficinas de Expressão Plástica, são algumas das sugestões para a edição 2020 do programa “Páscoa no Museu”.
Os ovos Misteriosos - Hora do Conto + oficina de expressão plástica
Recomendado pelo Plano Nacional de Leitura o conto “Os ovos misteriosos” de Maria Ducla Soares narra aventura de uma galinha que, farta de ver a dona levar o seu ovo diariamente, resolve fugir para a mata!
Fez o ninho bem confortável, sentou-se e pôs o ovo. Antes de começar a chocar, a barriguinha foi encher e, quando voltou…não queria acreditar: um ninho cheio de ovos de todos os tamanhos e feitios. O tempo foi passando, até que… crac! O primeiro ovo estalou e de lá saiu um…Participa e fica a saber os animais que nasceram desta insólita ninhada.
* Existe também a possibilidade de explorar a história “A galinha medrosa” de António Mota.
As aves que “vivem” nas peças do Museu – Peddy-paper e oficina de expressão plástica.
Vem participar neste “peddy-paper”, na companhia da galinha Joaquina, e deixa a tua imaginação voar com as aves que vivem no museu! Depois do período migratório terminar, estás de volta, carregado de conhecimentos e pronto a criar a tua galinha de aglomerado de cortiça.
Visita orientada ao Museu + Oficina de Expressão Plástica
Popularmente apelidado de “Museu da Cortiça”, o Museu Santa Maria de Lamas constitui um caso particular na história da museografia portuguesa do século XX. Um acervo singular, recuperado e reorganizado a partir de 2004, que exibe perante o seu público coleções de Arte Sacra, Estatuária Portuguesa, Etnografia, Ciências Naturais, Escultura em Cortiça/aglomerado de Cortiça e Arqueologia industrial - maquinaria usada nos primórdios da Indústria transformadora de Cortiça - que evidencia as potencialidades desta matéria-prima e reflete a identidade da comunidade local.