As Jornadas Europeias do Património enquadram-se numa iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia. Abrangendo, como principal funcionalidade e objetivo a sensibilização dos cidadãos para a importância da proteçãoe divulgação do Património nas suas diferentes tipologias.
Este ano, as JEP celebram-se de 25 a 27 de setembro, sob a divisa “Património e Educação”.
Aproveite a ocasião para visitar gratuitamente o Museu de Lamas. Celebre connosco, em total segurança dada a contingência atual, as Jornadas Europeias do Património!
1.Visitas orientadas à exposição permanente do Museu – 25 a 27 de Setembro, 11:30h/15:30h
Marcação prévia obrigatória (22 744 74 68 ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.). Tendo em conta a garantia de segurança e distanciamento inerentes à contingência atual, estas visitas estarão restritas ao limite máximo de 12 participantes. Ingresso: gratuito.
Popularmente apelidado de “Museu da Cortiça”, o Museu de Lamas constitui um caso particular na História da museografia portuguesa do século XX. Um acervo singular, recuperado e reorganizado a partir de 2004, que exibe perante o seu público Coleções de Arte Sacra, Estatuária Portuguesa, Etnografia, Ciências Naturais, Escultura em Cortiça/Aglomerado de Cortiça e Arqueologia industrial - maquinaria usada nos primórdios da Indústria transformadora de Cortiça - que evidencia as potencialidades desta matéria-prima e reflete a identidade da comunidade local. Um espaço socialmente ativo, cultural e pedagogicamente relevante, pela evocação de histórias e estórias, contribuindo dessa forma para aprofundar e divulgar o conhecimento do Património português.
2.Visita livre à exposição permanente do Museu – 25 a 27 de Setembro, 09:30h às 12:30h/14h às 17:30h (ingresso gratuito).
3.Restauro ao vivo no Museu - 25 a 27 de setembro - 09:30h às 12:30h/14h às 17:30h
Marcação prévia obrigatória para visitas orientadas (22 744 74 68 ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.). Tendo em conta a garantia de segurança e distanciamento inerentes à contingência atual, estas visitas estarão restritas ao limite máximo de 12 participantes. Ingresso: gratuito.
A ideia do restauro “ao vivo” advém da vontade latente de criar uma maior interação entre o público e a realidade museológica. Permitindo ao primeiro, no próprio contexto da sua visita - hoje com a distância regulada pela contingência que vivemos - a observação de diferentes intervenções em curso. Para além disso, visa sensibilizar o visitante para a necessidade de preservação e manutenção técnica específica, mostrando a realidade por detrás da obra do artista. A realização pública de ações de conservação e restauro dentro do espaço museológico constitui, desta forma, uma importante vertente pedagógica. Passível de elucidar e consciencializar o público através do confronto direto com os problemas do espólio em intervenção.
4. Hora do Conto e Oficina – “Terra: Planeta fantástico”
25 a 27 de Setembro, 11h/15h
Marcação prévia obrigatória (22 744 74 68 ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.). Tendo em conta a garantia de segurança e distanciamento inerentes à contingência atual, estas visitas estarão restritas ao limite máximo de 12 participantes. Ingresso: 3€.
A partir do conto: "Terra! Planeta Fantástico", o Museu pretende, no âmbito das atividades comemorativas das Jornadas Europeias do Património 2020, sensibilizar o público-alvo para o papel que o conhecimento dos diferentes tipos de Património Planetário pode assumir na Educação. E, por conseguinte, de que forma essa sensibilização, conhecimento e educação patrimonial prévia, se pode repercutir na garantia de uma maior e melhor preservação do próprio Património global.
"Terra! Planeta Fantástico", conta a história de vida da “Terra”, “Gaia” para uns, “Terceiro calhau a contar do Sol”, para outros. E, para nós, “Planeta Fantástico”!
Propomos a audição de uma história de vida com 4,54 mil milhões de anos, repleta de episódios e, sobretudo, Património material, imaterial e natural ímpar. Tamanha narrativa, contada “na primeira pessoa” pela própria “Terra”, evidencia não só o álbum de recordações deste “Planeta fantástico” como, principalmente, todas as suas preocupações com o presente e o futuro.
Como complemento, inspirado pelo historial deste Planeta e assumindo o papel de humano responsável e criativo, capaz de executar “coisas extraordinárias”, à semelhança, numa escala bastante menor, do património que embeleza este território, propomos uma oficina de expressão plástica que incide na recriação de um peculiar “Globo Terrestre”.