Campanha de Apadrinhamento - Projeto "Restauro ao vivo"

No dia 18 de maio, "Dia Internacional dos Museus", iniciamos mais uma edição do projeto “Restauro ao vivo” que, neste ano de 2021, conta com o apoio do Município de Santa Maria da Feira no âmbito do Programa de Apoio à Cultura. 

Em simultâneo, atendendo à conjuntura atual, o Museu lança uma campanha solidária de apadrinhamento de intervenções de conservação preventiva e restauro. Uma Campanha especificamente direcionada às esculturas religiosas integradas na "Sala da Capela de Delães". Espaço no qual decorrem as ações do “Restauro ao vivo”, com a previsão do desenvolvimento de múltiplos procedimentos a operar em 14 das esculturas religiosas exibidas nesta área da exposição permanente do Museu.

Esta Campanha pretende garantir a viabilidade económica e continuidade dessas mesmas ações de conservação e restauro, cruciais para a preservação de um largo segmento da coleção de escultura religiosa que constitui uma parte significativa do espólio reunido por Henrique Amorim.

O projeto “Restauro ao vivo” recebeu por parte do Ministério da Cultura a Declaração de Interesse Cultural. Como tal, ao apadrinhar uma intervenção poderá usufruir dos Benefícios Fiscais previstos no regime do Mecenato Cultural.

A sua contribuição, independentemente do valor, constitui um auxílio precioso para o Museu de Lamas. Todos podem ser Padrinhos/ Madrinhas. Porém, com um contributo específico estabelecido a partir de 500€ o/a Padrinho/Madrinha pode associar o seu nome à obra à qual dirige o devido apadrinhamento. De modo a apadrinhar a intervenção numa escultura, tanto a nível individual / pessoal como corporativo (no seu próprio nome ou através de uma marca ou empresa), basta aceder ao portal do Museu, observar a listagem de obras elegíveis e selecionar a escultura / procedimento interventivo que pretende apoiar. 

 Deverá preencher um formulário que lhe será disponibilizado digitalmente (inscrevendo os seus dados atualizados). E, após finalizar esse procedimento, aguardar a receção de novas informações que lhe serão remetidas através do seu correio eletrónico.

Que contrapartidas recebem os PADRINHOS/MADRINHAS de uma das intervenções de conservação e restauro incluída no projeto “Restauro ao vivo”?

- No caso de empresas, desde logo poderá usufruir dos benefícios fiscais previstos no regime do Mecenato Cultural;

- Diploma de Apadrinhamento;

- Cartão Anual, que permite visitar o/a seu/sua afilhado/a e o Museu as vezes que entender;

- Menção do apadrinhamento no portal do Museu de Lamas, redes sociais e imprensa local;

- Caso o contributo seja igual ou superior a 500€, será integrada na placa identificativa da escultura o nome do Padrinho/Madrinha, que permanecerá junto da escultura restaurada na exposição permanente do Museu.

Iniciada logo após a reabertura do Museu no passado dia 05 de abril, a primeira intervenção integrada no projeto “Restauro ao vivo” é uma das esculturas de “Jesus morto, de 3 cravos” e já tem um Padrinho! A empresa M. A. Silva Cortiças SA, na pessoa do Sr. Manuel Silva, Presidente do Grupo, foi a primeira empresa que generosamente apadrinhou a intervenção em curso e ao qual expressamos o nosso franco agradecimento e expressivo reconhecimento público.

Participe na Preservação e Conservação do nosso Património Cultural.

Ao ser Padrinho/Madrinha desta iniciativa está a contribuir para a continuidade dos procedimentos de conservação e restauro na coleção de escultura religiosa do Museu.

Juntos fazemos mais pelo nosso Património!

Para mais informações, contacte-nos (227447468 e Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)

 

Contactos

Largo da Igreja, 90, 
Parque de Santa Maria de Lamas
4535-412 Santa Maria de Lamas
Telefone: 22 744 74 68
Telemóvel: 91 664 76 85
E-mail: geral@museudelamas.pt

   

Facebook