EcoWrapping por Alexandra Couto
8 de Dezembro - 15h00 às 16h30
Público: Maiores de 6 anos
Participação gratuita (marcação prévia obrigatória)
Inscrições: 22 744 74 68 ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Material recomendado aos participantes: bloco de apontamentos, caneta e lista de objetos a embrulhar para discussão de possibilidades.
Embrulhos ecológicos = Poupança Económica + Responsabilidade Ambiental + Terapia Relaxante
De todas as espécies animais que povoam a Terra, o Homem é a única que deixa no planeta resíduos não biodegradáveis.
Todos os problemas ambientais que resultam deste facto se vêm acumulando há centenas de anos, a uma velocidade particularmente gritante desde meados de século XX, e o estado de rutura do planeta é tal que todos os dias os noticiários revelam dados críticos sobre sustentabilidade, clima, escassez de recursos naturais, etc. Governos de todo o mundo tentam mudar a legislação para combater este declínio, mas, não estando as sociedades dispostas a prescindir por completo de plásticos ou papel, por exemplo, cada cidadão deve fazer a sua parte para criar menos resíduos e diminuir a procura de produtos não essenciais. Reciclar papel, vidro e plástico é uma ajuda, claro, mas, como não controlamos o que acontece após o depósito desses materiais no ecoponto, só garantindo a reutilização dos objetos na nossa posse podemos efetivamente assegurar-lhes um ciclo de vida útil o mais prolongado possível. Esse esforço de upcycling deve aplicar-se a tudo o que fazemos e, como a época do Natal não é exceção, o Museu de Lamas lança este ano uma oficina de EcoWrapping apostada em partilhar com o público algumas ideias e truques que lhe permitam conceber embrulhos amigos do ambiente. Se a questão da responsabilidade ecológica não for suficientemente convincente, convém lembrar que este será o primeiro Natal em que os estabelecimentos comerciais portugueses estão obrigados por lei a cobrar ao cliente o custo de cada saco de papel ou embalagem de presente. Nessa perspetiva, ter uma lista de opções criativas para embrulhos eco-conscientes não é apenas uma forma de ajudar o ambiente e de poupar nas despesas da quadra – é também uma terapêutica em que a bricolagem se associa a plantas, frutos, recortes fotográficos, textos inspiradores e outros adereços (muitas vezes insuspeitos) para gerar momentos de lazer, de relaxamento e de satisfação pessoal.