Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios – Visitas gratuitas

18 de abril - 09:30h - 12:30h/14h – 17h (visitas livres); 11h e 15:30h (visitas orientadas)

Entrada - Gratuita

Destinatários - Geral

Marcação prévia obrigatória para as visitas orientadas: 22 744 74 68 ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

 

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi criado a 18 de Abril de 1982 pelo International Council on Monuments and Sites (ICOMOS) e aprovado pela 22.ª Conferência Geral da UNESCO decorrida em 1983. A partir de então, esta data comemorativa de alcance global tem fomentado a oportunidade de aumentar a consciência pública relativamente à diversidade do património. E, consequentemente, aos esforços necessários para o proteger e conservar, alertando para a sua vulnerabilidade.

Em 2022, esta comemoração é subordinado ao tema «Património e Clima”. 

Aproveite a ocasião para visitar gratuitamente o Museu de Lamas. 

Celebre connosco o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios! 

 

Colocamos à sua disposição as seguintes possibilidades:

1. Visitas orientadas à exposição permanente do Museu – 18 de abril, 11h e 15:30h;

Popularmente apelidado de “Museu da Cortiça”, o Museu de Lamas constitui um caso particular na História da museografia portuguesa do século XX. Um acervo singular, recuperado e reorganizado a partir de 2004, que exibe perante o seu público Coleções de Arte Sacra, Estatuária Portuguesa, Etnografia, Ciências Naturais, Escultura em Cortiça/Aglomerado de Cortiça e Arqueologia industrial - maquinaria usada nos primórdios da Indústria transformadora de Cortiça - que evidencia as potencialidades desta matéria-prima e reflete a identidade da comunidade local. Um espaço socialmente ativo, cultural e pedagogicamente relevante, pela evocação de histórias e estórias, contribuindo dessa forma para aprofundar e divulgar o conhecimento do Património português.

2. Visitas livres à exposição permanente do Museu – 18 de abril, 09:30h - 12:30h/14h – 17h;

3. Restauro ao vivo no Museu - 09:30h às 12:30h/14h às 17h.

 A ideia do restauro “ao vivo” advém da vontade latente de criar uma maior interação entre o público e a realidade museológica. Permitindo ao primeiro, no próprio contexto da sua visita - hoje com a distância regulada pela contingência que vivemos - a observação de diferentes intervenções em curso. Para além disso, visa sensibilizar o visitante para a necessidade de preservação e manutenção técnica específica, mostrando a realidade por detrás da obra do artista. A realização pública de ações de conservação e restauro dentro do espaço museológico constitui, desta forma, uma importante vertente pedagógica. Passível de elucidar e consciencializar o público através do confronto direto com os problemas do espólio em intervenção.

 

Contactos

Largo da Igreja, 90, 
Parque de Santa Maria de Lamas
4535-412 Santa Maria de Lamas
Telefone: 22 744 74 68
Telemóvel: 91 664 76 85
E-mail: geral@museudelamas.pt

   

Facebook