DATAS: 04 Jun a 04 Set
LOCAL: Museu de Lamas
PÚBLICO: Maiores de 12 anos.
BILHETES: http://bit.ly/museudelamas
DIAS DE ENTRADA GRATUITA:
+ 04 Jun (a partir das 17h00)
+ 05 Jun
+ 17 e 18 de Jun (exclusivo para detentores do Passe Geral do Festival Basqueiral);
+ 04 Set
SEXTAS FEIRAS COM VISITAS NOCTURNAS (21h30 - 24h00)
+ 08, 15, 22 e 29 de Julho;
+ 19 e 26 de Agosto;
+ 02 de Setembro.
SINOPSE
“A ROTA DO MEDITERRÂNEO” é o nome da assumidamente perturbadora exposição de fotografia que permanecerá no MUSEU DE LAMAS durante um período de 3 meses, de 04 de Junho a 04 de Setembro de 2022.
Cedidas na sua totalidade pela Agence France Press, a agência noticiosa mais antiga do Mundo, na sequência de uma selecção criteriosa e exclusiva para esta exposição, contempla nomes, entre outros internacionalmente reconhecidos, como o do premiado fotojornalista grego Aris Messinis ou ainda o do italiano Andreas Solaro.
Procura descrever, nas suas diferentes fases, o drama da crise dos refugiados na travessia do Mediterrâneo, uma das rotas de migração mais mortíferas da história da humanidade.
Ano após ano, continua a ser a última esperança para dezenas de milhares que procuram a fuga da guerra, da fome, da intolerância religiosa, das consequências das alterações climáticas e de um sem fim de violações dos direitos humanos. Muitos acabam por não conseguir.
Uma organização conjunta do Museu de Lamas com a Basqueiro – Associação Cultural, no âmbito da programação do Festival Basqueiral e da linha iniciada na edição de 2021 da sua extensão artística, o Basqueirart, em que se pretende alargar o espectro de acção à consciencialização e debate de ideias sobre questões incontornáveis do nosso tempo.
A crise dos refugiados e da migração dos povos é inquestionavelmente um tema inadiável da Sociedade Global.