Fora dos Eixos - Ciclo de Teatro de Marionetas

Fora dos Eixos - Ciclo de Teatro de Marionetas 

28 DE AGOSTO | Museu de Lamas

 

Espetáculo 'O Ninho'

Hora: 11h00

Local: Museu de Santa Maria de Lamas

Sinopse: ‘O Ninho’ teve como inspiração um dos poemas mais singelos do escritor português Miguel Torga, que em poucas linhas revela que um segredo bem guardado pode fortalecer uma amizade verdadeira.

‘O Ninho’ é o projeto mais recente das Partículas Elementares e é também o mais arriscado, pois a companhia propõe-se a contar a história sem uma única palavra. Poesia visual pura, ‘O Ninho’ revela-se nos detalhes. Com um enredo minimalista, a narrativa faz-se de um acaso; a curiosidade de um menino, despertada por uma mera coincidência, desencadeia o início de uma teia de afetos. Em palco, Carlos Silva, autor e único intérprete da obra, surge numa encenação comedida, que ganha força com o trabalho plástico expressivo, emotivo e surpreendente de Leonor Bandeira. Com um cenário com poucos artifícios, uma única personagem principal, três elementos secundários e uma banda sonora que complementa toda a peça, ‘O Ninho’ é um projeto notável, que deixa no público, crianças e adultos, uma vontade imensa de deixar à solta a imaginação.

‘O Ninho’ é um convite à valorização das coisas simples da vida, as que são fáceis de entender e as que devemos guardar como as mais importantes.

Por: Partículas Elementares

Espetáculo 'Namban Jin'

Hora: 16h30

Local: Museu de Santa Maria de Lamas

Sinopse: Um conto original de Beniko Tanaka, uma fantasia baseada na pesquisa da relação histórica entre Portugal e Japão; No século 16 e 17, os Japoneses chamaram os portugueses que chegaram ao Japão como "Namban-jin" (os bárbaros do sul). À medida que a parceria entre as duas civilizações crescia, o desejo do jovem herói, Ichirô, de descrever esses amigos estranhos e grandes também cresceu, queria viajar com os amigos de Namban-jin! Mas seu pai queria que ele fosse, em vez disso, um excelente Samurai ... Será que esse encontro de culturas será logo esquecido, ou Ichirô, contra o pai dele? Através desta história, o cenário guiará por essa bela tela narrativa "Namban" e as preciosas imagens de arranjos de flores tradicionais da Camélia japonesa, mostrando o público um novo mundo fantástico onde a arte pode derreter a estranheza dos outros.

Por: Beniko Tanaka

A participação é gratuita, mas exige inscrição prévia. Garanta o seu lugar!

 

Contactos

Largo da Igreja, 90, 
Parque de Santa Maria de Lamas
4535-412 Santa Maria de Lamas
Telefone: 22 744 74 68
Telemóvel: 91 664 76 85
E-mail: geral@museudelamas.pt

   

Facebook