Dia Internacional dos Museus

Comemoração do Dia Internacional dos Museus – Visitas gratuitas!

Anualmente, a 18 de maio, celebra-se o Dia Internacional dos Museus, instituído pelo International Council of Museums - ICOM e promovido em território nacional pela Direção Geral do Património Cultural. 

Em 2023, esta comemoração é subordinada ao tema “Sustentabilidade e Bem-Estar”. Aproveite a ocasião para VISITAR GRATUITAMENTE o Museu de Lamas. 

Colocamos à sua disposição as seguintes possibilidades:

1.Visita orientada à exposição permanente do Museu - 15h;

Popularmente apelidado de “Museu da Cortiça”, o Museu Santa Maria de Lamas, fundado por Henrique Amorim (1902-1977), constitui um caso particular na história da museografia portuguesa do século XX. Deste modo, ao visitar este espaço, o público observa, entre outros aspetos, um acervo singular, reorganizado a partir de 2004 e que agrega coleções de Arte Sacra; Estatuária Portuguesa; Etnografia; Ciências Naturais. E, por fim, um tipo de património composto por esculturas em cortiça e arqueologia industrial (nomeadamente, maquinaria usada na Indústria transformadora de Cortiça entre cerca de 1860 e o desenrolar do século XX) que sinaliza a atividade industrial e respetiva matéria-prima que mais se repercute na história, identidade e evolução de St.ª M.ª de Lamas. 

Por todas estas características e muitas mais, este museu é um equipamento cultural de excelência, capaz de aliar um sem número de valências para lhe propiciar uma experiência única no que concerne ao aprofundamento e divulgação acerca do conhecimento e preservação do Património português.

2. Visitas livres à exposição permanente do Museu – 09h:30 – 12h:30/14h - 17h:30;

3. Restauro ao vivo no Museu – 09h:30 às 12h:30/14h às 17h:30.

Visite o Museu e contemple, ao vivo e no interior da Sala da Capela de Delães, a globalidade dos procedimentos que visam recuperar e preservar as esculturas religiosas integradas no projeto “Restauro ao vivo”.

A realização pública de ações de conservação e restauro dentro do espaço museológico estabelece, desta forma, uma importante vertente pedagógica. Passível de elucidar e consciencializar o visitante para a importância da Conservação e Restauro no quadro museológico, confrontando-o diretamente com os diferentes problemas e tipologias de solução aplicáveis ao espólio em intervenção.

 

Contactos

Largo da Igreja, 90, 
Parque de Santa Maria de Lamas
4535-412 Santa Maria de Lamas
Telefone: 22 744 74 68
Telemóvel: 91 664 76 85
E-mail: geral@museudelamas.pt

   

Facebook