Planters Verden
Exposição de Pintura
Abel Silva
24 de fevereiro a 24 de março de 2024
Planters Verden é a primeira exposição individual do Artista e Professor Abel Silva (natural de Duas Igrejas, onde nasceu em 1961) a ter lugar no Museu de Lamas.
Formado em Artes Plásticas (Pintura) pela Escola Superior Artística do Porto (ESAP), desenvolve atividades criativas nas variadas disciplinas das Artes Visuais. Expõe desde 1978 e foi docente durante vinte e cinco anos no Colégio de Lamas. Retomou, em 2017, as atividades artísticas a tempo inteiro. Pelo que tem participado recentemente em várias exposições coletivas.
Nesta Exposição prevalece a vontade de mostrar a produção do Artista em 2023, expressamente pensada e desenvolvida para este Museu e para a própria ambiência singular do local de exibição das obras. Como linhas de orientação para a sua vida artística, utiliza frequentemente o Acaso e a Matemática. Sendo um exemplo do primeiro, a influência que teve o livro A Revolução das Plantas de Stefano Mancuso no que concerne ao presente projeto, onde se explora o Mundo das Plantas nas nove pinturas exibidas. Conceptualmente, cada uma das nove produções artísticas em exposição acabam por se focar na vida das plantas em permanente luta pela sobrevivência. A cada planta representada, associa-se um elemento gráfico que une todos os seres vivos: a “pseudo-espiral” de Fibonacci. Subentende-se ainda, uma ligação próxima ao Barroco, período artístico dominante neste Museu, durante o qual o Mundo das Plantas assumia particular destaque, nomeadamente nas Artes Visuais. Esta exposição pretende ser uma oportunidade de reflexão e de discussão sobre o Mundo das Plantas. Sempre presente e sempre ignorado, mas tão importante para os outros seres vivos.