A convite do Grupo Gólgota, o Museu de Lamas é parte integrante da programação oficial da Semana Santa - Santa Maria da Feira de 2024 que, entre 14 de Fevereiro e 07 de Abril, vai marcar o quotidiano cultural e religioso do Município.
“Via Crucis, o caminho da cruz…” percurso interpretativo e exposição temporária em torno da ‘Paixão de Cristo’ no Museu de Lamas é o título de um percurso interpretativo que o Museu criou a este propósito.
Há neste espaço museológico e no seu percurso de visita um manancial de objetos que nos permitem conhecer a evolução artística de cerca de 700 a 800 anos no que à representação dos episódios mais relevantes da `Paixão de Cristo` diz respeito. Porém, mais do que isso, acabam por nos remeter para o conhecimento aprofundado de um dos símbolos maiores desta temática, que é a Cruz.
Em suma, congregando pormenores e peças da exposição permanente com uma exibição temporária de Cruzes e Crucifixos atualmente em reserva, o Museu de Lamas propõe que façamos, cada um de nós e em sentido figurado, uma ´Via Crucis`, o ´Caminho da Cruz`. Isto é, uma viagem pelas nuances da iconografia da Cruz de Cristo na Arte Portuguesa e que nos levará a conhecer as variadíssimas formas que a mesma assumiu em altares, esculturas, gravuras, missais, ex-votos, paramentos, oratórios, entre muitos outros objetos que Henrique Amorim (1902-1977), por fé e compulsão, colecionou.
O Museu de Lamas agradece ao Grupo Gólgota o interesse, bem como o convite e incentiva a comunidade a usufruir deste percurso interpretativo que preconiza uma nova perspetiva de conhecer e observar este espaço e parte do seu acervo.
Mais informação em https://www.semanasanta.pt/events-page/via-crucis/