Danos Colaterais - Visitas Noturnas

DANOS COLATERAIS 

O conflito armado que, desde Outubro de 2023, fustiga o povo palestiniano da Faixa de Gaza, em formato Exposição/Instalação Artística, numa estreia exclusiva em Portugal, pela lente dos fotojornalistas da agência noticiosa mais antiga do Mundo. 

 Conjunto de fotografias reunido pela primeira vez em formato Exposição/Instalação Artística capaz de nos recordar, mediante a súmula entre a captura/imobilidade de fragmentos do tempo e a ambiência de destroços ou despojos reunidos para enquadrar as imagens em questão, que a indiferença potencializa a barbárie. Centra-se no caso concreto do conflito armado que, desde Outubro de 2023, fustiga o povo palestiniano da Faixa de Gaza, exemplo extremo de como o massacre diário de vítimas inocentes se transforma numa banalidade. 

 No final de Fevereiro de 2024, o número de mortes ultrapassava já as trinta mil, numa contagem incessante e sem fim aparente à vista. Cedidas na sua totalidade pela Agence France-Presse (AFP), a agência noticiosa mais antiga do Mundo, na sequência de uma seleção criteriosa e exclusiva do trabalho de vários dos seus fotojornalistas, que desde a primeira hora acompanham o conflito, as impactantes fotografias desta exposição permanecerão no Museu de Lamas durante pelo menos três meses. 

 Esta é mais uma ambiciosa organização conjunta do Museu de Lamas e da Basqueiro - Associação Cultural, dando sequência a uma parceria entre as partes da qual, entre muitas outras colaborações, se têm destacado as exposições que, ininterruptamente, desde 2021 e inseridas no ciclo de programação Basqueirart, são apresentadas ao público no espaço outrora conhecido como a “Sala da Cortiça” do espaço museológico lamacense. “Living Among What´s Left Behind”, do fotojornalista Mário Cruz, premiada pela World Press Photo, assim como a “A Rota do Mediterrâneo”, também da AFP, distinguida pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM) como a Exposição Temporária do Ano de 2022, são duas das coproduções do Museu com a Basqueiro – Associação Cultural que já se apresentaram em Santa Maria de Lamas e não deixaram ninguém indiferente. 

À semelhança das edições anteriores, a sala que acolhe a Exposição, foi alvo de uma transformação artística total, procurando-se proporcionar aos visitantes uma experiência mais aproximada da realidade retratada pelas fotografias. O mote mantém-se, utilizar a arte não apenas como mero meio de entretenimento dos sentidos, mas também como veículo para a consciencialização e debate de ideias sobre questões incontornáveis do nosso tempo. 

 

VISITAS NOTURNAS!

Como à noite o Museu de Lamas ganha outro impacto, entre Junho e Agosto regressam as VISITAS NOTURNAS. 

Os Festivaleiros do BASQUEIRAL 2024 (14 e 15 de Junho) terão o privilégio de serem os primeiros deste ciclo a visitar o Museu e a Exposição / Instalação artística "DANOS COLATERAIS" durante o período noturno. 

Depois disto, nestas datas (28 de junho, 05 e 19 de julho, 02 e 16 de agosto), o Museu estará aberto no período noturno, entre as 21h30 e as 24h.

 

INFORMAÇÃO

Nome: Danos Colaterais 

Datas: 18 Maio a 18 Agosto 

Local: Museu de Lamas 

Horário: 09h30 - 12h30 / 14h00 - 17h30 (diariamente) 

Visitas noturnas: 14 e 15 de Junho (APENAS PARA PORTADORES DO PASSE GERAL OU BILHETE DIÁRIO DO BASQUEIRAL 2024), 28 de Junho, 05 e 19 de Julho, 02 e 16 de Agosto, 21h:30-24h (A TODOS OS TIPOS DE PÚBLICO ELEGÍVEIS).

Público: Geral (com recomendação a Maiores de 12 anos). 

Bilhetes: Adulto: 4,00€; Seniores E estudantes: 3,00 €. 

Organização: Museu de Lamas; Basqueiro – Associação Cultural

 

 

Contactos

Largo da Igreja, 90, 
Parque de Santa Maria de Lamas
4535-412 Santa Maria de Lamas
Telefone: 22 744 74 68
Telemóvel: 91 664 76 85
E-mail: geral@museudelamas.pt

   

Facebook