A convite do Grupo Gólgota, o Museu de Lamas é parte integrante da programação oficial da Semana Santa - Santa Maria da Feira de 2025 que, entre 05 de março e 27 de abril, vai marcar o quotidiano cultural e religioso do Município.
“Ecce Agnus Dei, Cristo nas coleções do Museu de Lamas” é o título de um percurso interpretativo que o Museu criou a este propósito.
Através de uma criteriosa seleção de peças, o público recebe o repto para viajar por um novo percurso interpretativo que se estende aos dois pisos do Museu e almeja dotar o visitante de olhares inauditos diante das Iconografias de Cristo patentes neste acervo. Isto é, abrange várias maneiras de representar, de forma figurativa ou simbólica, a identidade de Jesus. Assim, além de explorar a Crucificação e os episódios da Paixão que são apanágio da época, ao descortinar nesta coleção a presença de Cristo no ventre da Mãe, na reprodução das Arma Christi, da Ave Fénix e do Cacho de Uva, ao descobrir que há Presépios com ícones insinuadores da morte na Cruz, ou de que há Santos concebidos como “outros Cristos”, esta interpretação de escultura, pintura e talha assume uma dimensão catequética imperdível.
Como forma de assinalar esta parceria e proceder à apresentação do percurso interpretativo em causa, realiza-se no próximo dia 08 de março, sábado, pelas 15h30, uma sessão de lançamento na qual, em primeira mão, o público será convidado a conhecer e a acompanhar uma visita orientada por este mesmo trajeto temático.
𝐏𝐚𝐭𝐞𝐧𝐭𝐞 𝐚𝐭é 𝟐𝟕 𝐝𝐞 𝐚𝐛𝐫𝐢𝐥
▪ Horário: 09h30 às 12h30 e 14h00 às 17h00
▪ Entrada: 4€ (adulto) e 3€ (estudantes e seniores)
▪ Visitas orientadas: marcação prévia e apenas disponíveis para grupos
O Museu de Lamas agradece ao Grupo Gólgota o interesse, bem como o convite e incentiva a comunidade a usufruir deste percurso interpretativo que preconiza uma nova perspetiva de conhecer e observar este espaço e parte do seu acervo.
✝ Semana Santa de Santa Maria da Feira | 05 março a 27 abril | www.semanasanta.pt