Dia Internacional dos Monumentos e Sítios – 18 de abril de 2025
Património resiliente face às catástrofes e aos conflitos
O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi criado pelo ICOMOS a 18 de abril de 1982 e aprovado pela UNESCO no ano seguinte. Esta comemoração tem como objetivo sensibilizar os cidadãos para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para o esforço envolvido na sua proteção e valorização.
Os temas anualmente sugeridos pelo ICOMOS pretendem promover a ligação efetiva entre as realidades locais, regionais, nacionais e internacionais, celebrando-se o património nacional, mas, também, a solidariedade internacional em torno da salvaguarda e da valorização do património de todo o mundo.
O Património Cultural, I.P., em colaboração com o Icomos Portugal, promove o tema "Património resiliente face às catástrofes e aos conflitos". As celebrações centrar-se-ão nas medidas de salvaguarda do património em tempos de crise, bem como nos seus objetivos futuros em matéria de prevenção, atenuação, preparação, resposta a emergências e recuperação.
O Museu de Lamas associa-se a esta comemoração com ENTRADA GRATUITA, disponibilizando as seguintes possibilidades:
• Visitas orientadas à exposição permanente do Museu – 18 de abril, 11h e 15h;
• Visitas livres à exposição permanente do Museu – 18 de abril, 09:30h - 12:30h/14h – 17h30 (última entrada até às 17h).
Marcação prévia obrigatória para as visitas orientadas através dos seguintes contactos: 22 744 74 68 ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..